Um dos problemas que muitas pessoas têm é como melhorar a fertilidade do solo arenoso. Uma solução é adicionar mais matéria orgânica (composto, estrume, lascas de madeira), mas se vive num clima quente e húmido, a sua decomposição é rápida porque a atividade microbiana é muito rápida.
Isso cria um problema sério, porque o solo arenoso não contém nutrientes. Pode adicionar fertilizantes, mas estes saem rapidamente do solo e por causa disso, as árvores frutíferas, arbustos e hortícolas revelam baixa produtividade e estarão mais suscetíveis a doenças e danos causados por pragas. O que é pior, os frutos e legumes do seu trabalho terão um sabor simples e eles não terão muitas vitaminas e minerais.
Como o solo arenoso pode ser melhorado permanentemente?
- O que é necessário fazer é aumentar a capacidade do solo de manter os nutrientes – incorporar matéria orgânica.
- Depois, adicionar fertilizantes ( biológicos / orgânicos ) será muito mais eficaz, porque agora os nutrientes permanecerão no solo.
- Há uma forma de melhorar permanentemente a estrutura do solo. Incorporar o chamado biochar.
O que é biochar / biocarvão?
Biochar é um nome fantasioso para o carvão se for usado para alterar o solo ( melhorar as propriedades do solo).
Os benefícios do uso de biochar
- Aumenta de forma significativa e permanente a capacidade de troca catiónica do solo (CTC), ou seja, a capacidade do solo de conter nutrientes;
- Devido à sua alta porosidade, cria muitos habitats para micróbios benéficos;
- Aumenta a retenção de água;
Como é feito o biochar?
Geralmente o biochar é feito de resíduos agrícolas, como caules, palha e madeira sem valor comercial. Pode ser feito de estrume ou ossos de animais, caso em que seu valor de fertilização imediato é maior, mas não será tão permanente.
O biocarvão feito de madeira ou matéria orgânica lenhosa não deve ser considerado como uma fonte de nutrientes para o solo, uma vez que seu objetivo não é fertilizar as plantas ou solo, mas sim criar condições para a sua fertilidade.
Por que deve usar biochar no jardim ou terreno agrícola?
Existem razões para acreditar que o biocarvão é responsável pela existência da terra preta.
O termo “matéria orgânica” significa matéria contendo carbono (C). O que é único para o biochar é o facto de que é um tipo de matéria orgânica que nenhum ser vivo (excepto os humanos – ou seja, se tivermos intoxicação alimentar) quer comer. Quando o biochar é adicionado ao solo, ele tende a permanecer lá, especialmente se a agricultura não estiver a ser praticada.
Quão fértil é a “terra preta”?
Pesquisas realizadas mediram o CTC de biochar “fresco” feito a partir de pellets de serradura de pinho e madeira de pinheiro variando de 22 meq a 138 meq. (Caracterização e Comparação de Biochar, Herbert et al, CalPoly2012).
Sabe-se também que, à medida que o biochar envelhece, a sua capacidade de troca pode aumentar até uma ordem de grandeza dez vezes superior. Em 2006, pesquisas compararam vários solos antigos de carvão vegetal (terra preta, androsols) com solos adjacentes aos quais o biochar não tinha sido adicionado. O resultado mais impressionante foi um androsol com um CTC efetivo de 213 meq comparado ao solo adjacente com um CTC de 23meq. Este mesmo androsol, estimado em 600 a 1000 anos, foi testado como contendo 9.064 ppm de fósforo e 17.545 ppm de cálcio, contra o solo adjacente com apenas 273 ppm de P e 115 ppm de Ca. (Carbono Negro Aumenta CTC em Solos, B Liang e outros, Soi Sci. Soc. Am. J. 70: 1719–1730, 2006) – Solo Ideal 2a edição, por Michael Astera
Em comparação, um solo pobre e arenoso com pouca ou nenhuma matéria orgânica teria uma capacidade de troca de catiónica ( CTC – a capacidade de conter nutrientes do solo carregados positivamente) na faixa de 1-4.
É possível fazer biochar se tiver ramagens ou madeira em decomposição para limpar – pode livrar-se de ervas daninhas e melhorar seu solo ao mesmo tempo – transformando um problema numa solução….
O que faz se: não tiver ramagens ou ervas daninhas para limpar? não consegue fazer carvão? se não quiser fazer carvão?
A solução óbvia é comprar carvão. Mas isso pode ser caro e geralmente a madeira usada para fazer carvão é adquirida cortando floresta tropical nalgum lugar no sudeste da Ásia. Isso significa que não é bom para o meio ambiente… Felizmente, existe um tipo diferente de produto de carbono que os micróbios não podem consumir. É carvão mineral. Sim, aquela coisa preta extraída do chão.
Como fazer para fertilizar e para criar terra preta?
Pode misturar carvão com estrume de cavalo ( ou outros ) para melhorar as propriedades do solo arenoso. Faça uma mistura de pó de carvão ( adquirido mais barato ) com estrume, na proporção de 1 parte de biochar com 3 partes de estrume ( em volume ).
Por que a experiência com o biochar, às vezes, revela uma a diminuição dos rendimentos?
O biochar não é uma fonte de nutrientes para o seu jardim. O mesmo pode ser dito sobre o carvão. Embora contenha muitos micronutrientes e oligoelementos, eles não estão disponíveis para as plantas.
O que é mais importante lembrar é o facto de que o carvão ou o biocarvão possui uma capacidade de troca catiónica e aniónica elevadas (CTC). Isso significa que pode manter todos os tipos de nutrientes para as plantas muito bem. Mas a maior parte do “lugar” onde os nutrientes podem ser mantidos está inicialmente vazia, à espera para ser preenchida.
Por causa disso, se o aplicar no jardim, campo ou pasto imediatamente, ele absorve e retem nutrientes do solo. Se tiver solo arenoso e infértil, o biochar irá absorver nutrientes do solo durante meses, tornando o crescimento de frutas, verduras e cereais menos perfeito. A pesquisa revela que, durante este tempo de absorção de nutrientes, ocorre uma diminuição dos rendimentos de produção, que se altera após algum tempo.
Como carregar o biochar com nutrientes antes da aplicação no jardim?
- Mistura de biochar com estrume – “o método seco”
É bem simples – basta misturar o biochar ou biocarvão com um estrume húmido e deixá-lo “amadurecer” por pelo menos 2 a 3 semanas. Use 1 parte de pó de carvão para 3 partes de esterco animal.
- Mistura de biochar com urina ou outro fertilizante
O carvão pode ser colocado num barril, depois adiciona-se urina ou qualquer outro fertilizante líquido para que o carvão possa absorver o azoto, um pouco de potássio, fósforo e outros nutrientes que podem ser encontrados na urina humana ou num fertilizante diferente. Mais uma vez, deixe-o “descansar” por pelo menos 2-3 semanas antes de o aplicar no solo.
Um método similar para preparar o biochar especial para frutos vermelhos é misturar pó de carvão, serradura com água, enxofre elementar e sulfato de amónio, para tornar o biochar mais ácido.
Como adicionar biologia ao biochar para melhorar a teia alimentar do solo?
- Antes de aplicar o biochar “carregado de nutrientes” no solo, pode adicionar alguns organismos benéficos (micróbios, micélio de fungos micorrízicos ou esporos de fungos micorrízicos) que melhorarão ainda mais a biologia do solo.
- Usar o biochar como cama de animais
Como camada inferior da cama de animais, absorverá o excesso de líquido, fixa os nutrientes e limitará a perda de azoto. Certifique-se de adicionar algum outro material de cama em cima, como palha, lascas de madeira ou serradura.
Você deve misturar o biocarvão com pó de rocha ou não?
Pode adicionar um pouco de pó de rocha (como poeira de rocha de granito ou pó de rocha de basalto) ao biochar.
Se planeia adicionar pó de rocha ao solo, pode adicioná-lo à mistura de estrume com carvão. É especialmente benéfico misturar pó de rocha de fosfato suave com esterco, porque os micróbios do estrume ajudam a destravar nutrientes da rocha fosfática.
Você deve misturar o biochar no solo?
Aconselha-se a incorporação de biochar no solo, funciona mesmo se espalhado à superfície do solo. Eventualmente, acaba por entrar nos níveis mais profundos do solo.
Se optar por espalhar à superfície do solo, será bom colocar uma cobertura feita de matéria orgânica “normal” que será digerida por micróbios.
Quanto biochar devo adicionar ao meu solo?
Biochar é uma daquelas coisas que quanto mais tiver no solo, melhor é, mas o valor mínimo recomendado é:
- Aplicar uma camada de 1 ” (2,5 cm) no topo de seu solo. Assim, terá mais de 10% de conteúdo de matéria orgânica no topo de 6-8 ″ ( 15-20 cm);
- .Se adicionar 2 ″(5 cm), então mesmo após o estrume misturado no biochar se decompuser, ainda terá bastante matéria orgânica no solo;
- No caso de uma mistura de 1 M3 de pó de carvão e 3 M3 de estrume, permite um rendimento para cobrir 300/400 M2 para uma camada superficial de 2” (5 cm).
Desta forma, pode ter uma Capacidade de Troca de Catiónica para o solo de 1-4 a 8-12, o que é bom o suficiente para cultivar frutas e legumes de alta qualidade e ricos em nutrientes.